Transtorno se diferencia da depressão convencional por apresentar quadros de oscilação de humor. Entenda mais.
O que é depressão atípica?
A depressão é considerada uma condição em que as pessoas sentem uma tristeza contínua, deixando de lado o interesse por atividades antes consideradas prazerosas. Em geral, seus sintomas podem integrar isolamento social, desesperança, insônia, perda ou excesso de apetite, baixa capacidade de concentração e até pensamentos suicidas.
Já a depressão atípica, também conhecida como depressão maior com características atípicas, é uma variação específica dessa patologia, com sintomas que divergem dos critérios convencionais. Um sinal característico deste quadro é uma melhora temporária do humor como resposta a eventos positivos que sejam reais ou potenciais. O nome dessa variação é reatividade do humor.
Agende sua consulta com a psiquiatra bruna rossi!
Principais sintomas de depressão atípica
Conforme mencionado, o principal ponto que caracteriza a depressão atípica, diferenciando-a da convencional, é a reatividade do humor do indivíduo. Neste sentido, a pessoa é capaz de oscilar positivamente seu humor caso tenha a percepção de que algo positivo irá acontecer.
Na depressão melancólica, episódios felizes dificilmente são capazes de trazer uma alteração no quadro de humor. Além do mais, os critérios para diagnóstico envolvem os seguintes sintomas:
- Hipersonia (quando o paciente dorme demais);
- Aumento de apetite e possível ganho de peso;
- Reação mais intensa ou aumento da sensibilidade à rejeição;
- Sentimento de estar paralisado ou de estar vendo a própria vida regredir em algum aspecto.
É possível garantir a percepção da depressão atípica através do entendimento de alguns comportamentos, como a compulsão alimentar e um número excessivo de horas dormidas. Sensações de peso ou até mesmo dores nos braços também podem ser percebidos.
Vale destacar que algumas pessoas tendem a esconder seu quadro depressivo dos demais, com medo de possíveis julgamentos. Para tanto, é indispensável que se tenha alguém de extrema confiança para levar até esta pessoa seus sintomas de depressão atípica. O incentivo a buscar ajuda médica é fundamental para vencer o transtorno.
Enfrente a Depressão Atípica com apoio profissional!
O que causa depressão atípica?
A medicina ainda não conhece com exatidão todos os fatores capazes de provocar a depressão atípica. No entanto, é possível dizer que alguns pontos podem ter relação com o aparecimento do transtorno, como o histórico familiar da doença, algum grande trauma (como doenças graves, morte de um ente querido, desemprego, divórcio ou abuso físico, sexual ou emocional), além do abuso de álcool e drogas.
As emoções podem sair de controle, em geral, quando os indivíduos não conseguem responder bem a episódios traumáticos. Sentimentos de tristeza, medo, angústia e decepção são naturais como resposta do organismo a situações estarrecedoras. Contudo, quando a tristeza se torna permanente, é preciso investigar e tratar este problema.
Depressão atípica pode ser diagnosticada?
Sim. Os profissionais que podem diagnosticar a depressão atípica são os psiquiatras, psicólogos, terapeutas e psicanalistas. A enfermidade pode ser confirmada a partir de um especialista em saúde mental através de alguns critérios, como a avaliação de sintomas e histórico familiar das doenças mentais.
Além do mais, o profissional pode detectar a evidência da falta de prazer e satisfação com atividades que antes eram consideradas envolventes, da dificuldade em enfrentar rotinas e projetar planos para o futuro e pensamentos que envolvam a baixa autoestima.
Como é tratada a depressão atípica?
Em geral, os médicos costumam recomendar uma combinação de medicamentos psiquiátricos com psicoterapia (com ênfase na terapia de conversação), a depender da particularidade de cada quadro e da gravidade dos sintomas.
São muitos os medicamentos e as terapias existentes para o tratamento de depressão atípica. A equipe especializada responsável deve avaliar minuciosamente todo o contexto da patologia para encaminhar um melhor direcionamento.
Psiquiatra para o tratamento da depressão atípica
Buscar vencer a depressão atípica é muito importante para recuperar a autoestima, a qualidade de vida e a rotina de sempre. O descontrole do transtorno pode incapacitar o paciente de diferentes maneiras, afetando seus relacionamentos pessoais e até mesmo seu dia a dia profissional.
O psiquiatra exerce um papel indispensável no tratamento da depressão atípica. Para entender mais sobre a doença, agende uma consulta agora mesmo com a Dra. Bruna Rossi e tire todas as suas dúvidas.
Fonte: