Saiba o que é a doença, como diferenciá-la da ansiedade e como pode ser tratada
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio psiquiátrico que tem como principal característica o excesso de preocupação com situações comuns do dia a dia. O TAG se manifesta de formas e intensidades diferentes de pessoa para pessoa e é marcado pela presença de diversos sintomas físicos e psicológicos.
Em muitos casos, o transtorno de ansiedade generalizada surge junto com outras doenças psiquiátricas, como a depressão. É importante diferenciar TAG de ansiedade. A ansiedade é um sentimento natural que surge diante de uma situação que provoca estresse ou apreensão, como em uma viagem longa, uma apresentação em público, entre outras. No transtorno de ansiedade generalizada, a apreensão é constante, intensa, com capacidade para impactar negativamente a vida de uma pessoa nos campos pessoal, profissional e nos relacionamentos.
Saiba mais sobre o TAG a seguir.
Trate a Ansiedade Generelizada com apoio profissional!
Principais sintomas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
Entre os principais sintomas do transtorno de ansiedade generalizada, destacam-se:
- Fadiga;
- Tensão muscular;
- Palpitação;
- Suor excessivo;
- Dor de cabeça;
- Disfunção sexual;
- Alterações gastrointestinais;
- Sensação de estar no limite;
- Perda de memória;
- Insônia ou alterações do sono;
- Dificuldade de concentração;
- Irritabilidade;
- Inquietação.
Como é realizado o diagnóstico do TAG?
O diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada é feito com base nos sintomas relatados pelo paciente, que devem estar presentes, no mínimo, por seis meses, além de prejudicar a rotina de vida do paciente ou causar desconfortos.
Como dito, o TAG pode estar relacionado a outras doenças psiquiátricas, e isso deve ser avaliado também durante o diagnóstico, que deve ser realizado por um psiquiatra ou psicólogo.
Não há exames específicos para diagnosticar o transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
O tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) geralmente é feito com o uso de medicamentos e psicoterapia e pode ser de curto ou longo prazo, dependendo da intensidade da doença.
Tratamentos a curto prazo
O tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) de curto prazo inclui o uso de medicamentos ansiolíticos, como os chamados benzodiazepínicos. Esses remédios têm efeito sedativo que auxiliam na redução dos sintomas de ansiedade. Geralmente, são medicações prescritas no início do tratamento para TAG, pois trazem um efeito terapêutico mais rápido. Porém, não devem ser usadas por período prolongado, pois podem causar dependência e tolerância.
Tratamentos a longo prazo
Em relação ao tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) de longo prazo, os medicamentos utilizados são os antidepressivos, que ajudam a controlar os sintomas ansiosos causados pela doença.
Eles podem ser utilizados por longo prazo porque não causam dependência, além de terem efeitos colaterais menos graves.
Esses medicamentos utilizados no tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) não podem ser prescritos para o tratamento em fase inicial, pois os resultados são mais demorados – o efeito terapêutico pode demorar até 15 dias.
O tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) medicamentoso nem sempre precisa ser feito pela vida toda. Assim que os sintomas desaparecem, o ideal é que o paciente faça uso dos medicamentos por um período de seis a 12 meses e, aos poucos, depois disso, vá largando a medicação.
Caso os sintomas retornem, o tratamento para o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) com medicamentos deve ser retomado e readequado às necessidades do paciente.
Muitas vezes, quando o uso de medicamentos é suspenso, os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) podem ser controlados com psicoterapia.
Entre em contato com a Dra. Bruna Rossi.
Fontes: