Conheça quais as opções e quem é o profissional indicado para tratar o problema
A ansiedade é um sentimento normal do ser humano. Ela surge em determinados momentos da vida, como quando vivenciamos situações estressantes no trabalho, diante do fim de uma relação afetiva ou na morte ou doença de um ente querido.
Porém, o quadro que até então era normal pode se transformar em um transtorno de ansiedade quando a situação sai do controle e começam a surgir sintomas que impactam a qualidade de vida e afetam a saúde da pessoa.
Nesse caso, o distúrbio necessita de um tratamento para transtorno de ansiedade urgente para evitar que o quadro se agrave.
Tipos de tratamentos para transtorno de ansiedade
Os tratamentos para transtorno de ansiedade variam conforme a intensidade dos sintomas e as necessidades de cada indivíduo. Em geral, pode incluir o uso de medicamentos e psicoterapia.
Saiba mais sobre cada um deles a seguir:
Tratamento medicamentoso
O uso de medicamentos prescritos pelo médico, como antidepressivos ou ansiolíticos, visa reduzir os sintomas típicos do transtorno de ansiedade, como irritabilidade, medo inexplicado, insônia ou falta de concentração.
Os antidepressivos são os medicamentos de primeira escolha no tratamento para transtorno de ansiedade. Eles agem repondo neurotransmissores cerebrais que estimulam o humor e o bem-estar, controlando assim os sintomas da doença.
Já os ansiolíticos também ajudam o paciente a se sentir mais calmo e tranquilo, mas geralmente não são a primeira escolha de tratamento para transtorno de ansiedade, já que causam risco de dependência e de efeitos colaterais como sonolência e quedas.
Qualquer que seja a medicação utilizada, ela deve ser usada apenas com recomendação médica.
Psicoterapia
A psicoterapia mais usada no tratamento para transtorno de ansiedade é a chamada terapia cognitivo-comportamental. Baseada em diálogo, ela fornece um ambiente de apoio que permite que o paciente fale abertamente com uma pessoa neutra, que não irá julgá-la.
O tratamento se baseia em como a pessoa interpreta suas experiências, estimulando a identificação e a resolução de pensamentos que a levam ao desenvolvimento de uma crise ansiosa. O autoconhecimento também é incentivado para que, assim, sejam reduzidos os conflitos emocionais e o paciente aprenda a lidar com as situações que podem levar ao transtorno de ansiedade.
O tratamento é orientado por um psicólogo ou psicoterapeuta e, nos casos mais leves ou iniciais de ansiedade, a psicoterapia pode ser suficiente, sem que seja necessário o uso de medicamentos.
Em algumas situações, o especialista pode indicar a terapia familiar, quando houver necessidade de envolver pessoas do convívio próximo no tratamento para transtorno de ansiedade.
Acompanhamento com médico psiquiatra
É adequado que o tratamento para transtorno de ansiedade seja acompanhado pelo médico psiquiatra, que pode tanto adotar a psicoterapia quanto prescrever medicamentos. Para isso, ele irá avaliar o histórico médico do indivíduo e indicar a intervenção necessária para aquela determinada situação.
Somente o médico psiquiatra pode diagnosticar se a ansiedade é fruto de algum outro transtorno mental oriundo de algum evento ou condição específica, ou se pode ser uma doença que necessita de um tratamento mais específico.
O tempo de tratamento e os remédios usados contra o transtorno de ansiedade devem ser estabelecidos pelo médico, principalmente porque alguns medicamentos podem causar dependência, depressão e prejuízos na memória a curto prazo, quando utilizados de forma descontrolada.
Por que é importante tratar e prevenir o transtorno de ansiedade?
O transtorno de ansiedade, como dito, deve ser tratado para que a doença não evolua e se agrave. Quando não tratado adequadamente, o paciente pode, por exemplo, ter um risco maior de desenvolver alterações psiquiátricas, desenvolvendo condições associadas, como depressão, transtorno do pânico, fobia social, entre outras.
A ansiedade não tratada também pode levar ao uso abusivo de drogas, álcool e outras substâncias. Essas condições acabam afetando o trabalho, a vida social e escolar.
Além do tratamento para transtorno de ansiedade, também é importante que a pessoa adote alguns hábitos em sua vida que vão ajudá-la a evitar crises de transtorno de ansiedade. Entre eles, pode-se destacar:
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Ter uma noite de sono reparadora;
- Realizar atividades prazerosas e relaxantes;
- Procurar por práticas como yoga e meditação, que podem ajudar no combate ao estresse;
- Não exigir tanto de si mesma.
Para saber mais sobre o transtorno de ansiedade, entre em contato com a Dra. Bruna Rossi .
Fontes: