Paciente deve ser sincero e procurar responder a todos os questionamentos feitos pelo psiquiatra
A primeira consulta com psiquiatra costuma assustar a maioria das pessoas, seja por preconceito ou por falta de conhecimento sobre o que esse profissional faz. Ainda existe o pensamento equivocado de que procurar um psiquiatra é assumir a própria loucura, principalmente de quem nunca teve contato com essa especialidade médica. Entretanto, esse profissional é um aliado importante para ajudar a superar dificuldades que prejudicam nossa saúde mental.
Neste conteúdo, vou explicar como é a primeira consulta com o psiquiatra e qual o papel desse médico, além de compartilhar algumas dicas para que a primeira conversa seja produtiva e benéfica para o paciente.
Agende sua primeira consulta com a psiquiatra Dra. Bruna Rossi!
Qual é o papel do psiquiatra?
O psiquiatra é um profissional graduado em Medicina, tendo realizado residência médica na área de psiquiatria. Ele é um profissional que estuda, diagnostica e trata transtornos mentais e de comportamento, tais como depressão, ansiedade, compulsões alimentares, bipolaridade, esquizofrenia, entre outros.
Portanto, o psiquiatra é um médico especializado em saúde mental que está autorizado a fazer a prescrição de medicamentos como parte do tratamento contra esses transtornos. O psiquiatra pode trabalhar em conjunto com psicólogos e outros especialistas com o objetivo de promover o bem-estar dos seus pacientes.
Quando devo procurar um psiquiatra?
Da mesma forma que procuramos um médico quando existe alguma condição que traz incômodos físicos, o paciente deve procurar ajuda psiquiátrica quando existem problemas de ordem emocional que prejudicam a saúde mental. A falta de diagnóstico médico pode agravar ainda mais o quadro e intensificar os sintomas.
Portanto, alguns sinais de alerta podem ser indicativos de que chegou a hora de marcar a primeira consulta com o psiquiatra, como por exemplo:
- Mudanças de humor frequente;
- Tristeza profunda;
- Apatia constante;
- Excesso de raiva, angústia ou ansiedade;
- Dificuldades para dormir;
- Alterações no apetite;
- Dificuldade para se livrar de um vício;
- Dificuldades de concentração.
O psiquiatra pode ser indicado também para casos de estresses pós-traumáticos, processos intensos de luto ou pacientes diagnosticados com doenças, como Alzheimer, esquizofrenia, déficit de atenção e autismo.
Agende sua primeira consulta com a psiquiatra Dra. Bruna Rossi!
Como é a primeira consulta com psiquiatra?
A primeira consulta com o psiquiatra é clínica e serve para o especialista entender os motivos que levaram o indivíduo a procurar ajuda médica e conhecer quais os medos e dificuldades que o paciente está enfrentando para levar uma vida normal.
Para isso, o psiquiatra pergunta sobre seus hábitos, relacionamento, trabalho e histórico de vida para verificar se a pessoa passou por algum trauma ou se existe casos de depressão ou algum outro transtorno mental na família.
Na primeira consulta com psiquiatra, o profissional pode fazer o exame psíquico para detectar a presença de transtornos mentais e solicitar alguns exames, como o de sangue, ultrassom e ressonância cerebral para complementar sua análise.
Dicas para a primeira consulta com psiquiatra
A primeira consulta com o psiquiatra é mais longa, leva cerca de duas horas, e nela é importante ser sincero com o médico em relação aos seus sentimentos e dificuldades, além de responder a todos os questionamentos feitos na conversa.
Saiba que você está diante de um médico que estudou e se especializou, justamente para ouvir as queixas dos pacientes sem julgamentos e preconceitos, portanto não precisa ter medo de expor o que te aflige. O psiquiatra poderá guiar o tratamento mais adequado com base no seu relato, então é fundamental ser verdadeiro e honesto consigo mesmo.
Algumas dicas que podem ajudar na primeira consulta com o psiquiatra são:
- Seja aberto e honesto;
- Não hesite em fazer perguntas;
- Estabeleça expectativas realistas;
- Procure explicar detalhadamente suas queixas;
- Responda tudo que for perguntado.
Agende sua primeira consulta com a psiquiatra Dra. Bruna Rossi!
Qual a finalidade do tratamento psiquiátrico?
Procurar tratamento psiquiátrico não é sinal de fraqueza ou loucura, como muitos afirmam equivocadamente, e sim uma atitude de coragem e autocuidado. Isso porque o objetivo do tratamento é ajudar o paciente a reabilitar sua saúde mental e bem-estar, aliviando o sofrimento trazido pelos transtornos psiquiátricos, como a ansiedade e depressão.
O psiquiatra é o médico especialista em tratamento desses transtornos, responsável pelo diagnóstico e tratamento mais adequado. A Dra. Bruna Rossi oferece um atendimento humanizado e individualizado a seus pacientes, entre em contato com a Psiquiatra Bruna Rossi e agende uma consulta.
Fonte: