Crise pode se manifestar de diferentes formas nos pacientes, com sintomas físicos e psicológicos
A ansiedade é um sentimento natural relacionado à preocupação, medo e incerteza, que pode até ser benéfico em alguns casos por estimular o indivíduo a entrar em ação. Porém, quando em excesso pode gerar crises que atrapalham o bem-estar com a manifestação de sintomas mentais e físicos.
Aliás, essa condição vem se tornando cada vez mais frequente na população mundial, com mais de 58 milhões de pessoas afetadas por transtornos de ansiedade, segundo dados da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).
Por essa razão, é importante saber como lidar com crise de ansiedade para superar a sensação de medo, angústia e preocupação excessiva, além dos impactos negativos que isso traz para a vida das pessoas.
Deseja tratar a sua ansiedade? Entre em contato com a Dra. Bruna Rossi!
Entendendo a crise de ansiedade
É perfeitamente normal sentir ansiedade em algumas situações, como ao esperar por uma viagem, aguardar por uma oferta de emprego ou ter expectativa para entregar um trabalho importante. Quando isso se torna constante a ponto de prejudicar a rotina do paciente, a ansiedade se torna um transtorno, pois as preocupações e medos não correspondem à realidade.
No momento da crise, a pessoa nutre sensação de medo, angústia, inquietação e incerteza que a levam a pensar somente no pior. Todo esse turbilhão de sentimentos desperta diversos sintomas ansiosos de uma só vez e provoca um grande mal-estar, por isso é desafiador saber como lidar com crise de ansiedade.
Principais sintomas da crise de ansiedade
Nas primeiras crises, a confusão de sintomas é tão grande que a pessoa acredita que está tendo um ataque cardíaco ou outra doença, o que a deixa mais assustada sobre como lidar com crise de ansiedade. Isso porque há uma mistura entre sintomas físicos e psicológicos, que incluem:
- Taquicardia e dores no peito;
- Suor e tremores pelo corpo;
- Náuseas;
- Boca seca;
- Sensação de desmaio;
- Falta de ar;
- Tensão muscular;
- Dormência e formigamentos;
- Medo de morrer;
- Medo de ser atacado;
- Preocupação excessiva;
- Sentimentos de irrealidade.
Deseja tratar a sua ansiedade? Entre em contato com a Dra. Bruna Rossi!
Como lidar com crise de ansiedade?
No momento da manifestação dos sintomas, é fundamental saber como lidar com crise de ansiedade para diminuir o sofrimento e ficar mais calmo. Algumas práticas que ajudam nessa tarefa são:
Respiração profunda
Diminuir o ritmo da respiração fornece mais oxigênio ao cérebro e aos tecidos, o que ajuda a reduzir o estresse e melhorar a sensação de falta de ar. Para isso, inspire o ar pelo nariz, segure a respiração por três segundos e expire pela boca lentamente até sentir-se mais relaxado.
Procure alguma distração
Outra dica sobre como lidar com crise de ansiedade é procurar alguma distração para tirar a mente dos pensamentos ruins que surgem com a crise. Foque em alguma coisa para sair do problema, como cantar uma música, contar até 10 por várias vezes ou conversar com alguém, por exemplo.
Técnicas de relaxamento
O controle da respiração é o primeiro passo para relaxar os músculos e diminuir os batimentos cardíacos. Isso proporciona uma sensação de bem-estar. Sendo assim, procure relaxar com exercícios que alongam a musculatura e diminuem a tensão do estresse.
Um deles é colocar os braços por cima da cabeça para tocar a orelha oposta com a mão e puxar de maneira delicada a cabeça na direção do ombro para alongar o pescoço. Deixe o outro braço relaxado e solto para alongar a musculatura. Repita o movimento três vezes em cada lado durante 30 segundos cada.
Deseja tratar a sua ansiedade? Entre em contato com a Dra. Bruna Rossi!
Apoio social
Buscar apoio de amigos e familiares também é uma forma de como lidar com crise de ansiedade. As dicas acima podem ser colocadas em prática com alguém de sua confiança para dissipar os sintomas no momento da crise.
Onde tratar a ansiedade?
Quando uma pessoa não é diagnosticada com crise de ansiedade, ela tende a buscar respostas para o seu mal-estar e pode ter pensamentos negativos que não correspondem à realidade. Por isso, o primeiro passo para superar a crise é buscar ajuda especializada de um psicólogo ou psiquiatra.
A Dra. Bruna Rossi é psiquiatra especialista em ansiedade e oferece atendimento especializado em saúde mental em seu consultório, inclusive com o acompanhamento de outros profissionais para seus pacientes. Para saber outras informações sobre como lidar com crise de ansiedade, entre em contato com a Psiquiatra Bruna Rossi e agende uma consulta.
Fontes: