Saiba o que pode levar à doença e como tratá-la
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que leva a uma sensação constante de tristeza, além de diversos outros sintomas físicos e psicológicos. Estima-se que uma em cada cinco pessoas no mundo pode apresentar depressão em algum momento da vida.
É possível prevenir a depressão cuidando da saúde física e mental. Saiba mais sobre sintomas, causas da depressão e tratamentos lendo o texto a seguir.
Sinais e sintomas da depressão
A depressão pode se manifestar de diversas maneiras. Entre os principais sinais e sintomas da doença, destacam-se:
- Humor depressivo ou irritabilidade;
- Ansiedade;
- Angústia;
- Desânimo;
- Fadiga;
- Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;
- Desinteresse, falta de motivação e apatia;
- Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio;
- Pessimismo;
- Baixa autoestima;
- Sensação de falta de sentido na vida;
- Sentimento de inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte;
- Ideação suicida;
- Interpretação distorcida e negativa da realidade;
- Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e problemas de memória;
- Perda de libido;
- Perda ou aumento do apetite e do peso;
- Insônia ou dificuldade para manter o sono;
- Alterações gastrointestinais (dores abdominais, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência);
- Dores de cabeça e no corpo;
- Sensação de pressão no peito.
8 possíveis causas da depressão
As causas da depressão podem ser variadas. A seguir, relacionamos oito delas.
Fatores biológicos e genéticos
Alterações químicas no cérebro que afetam os neurotransmissores – substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células – estão relacionadas às principais causas da depressão, assim como ter familiares com depressão também aumenta os riscos de ter a doença.
Eventos traumáticos na vida
A perda de um emprego, o diagnóstico de uma doença grave em si, na família ou em alguém querido também figuram entre as principais causas da depressão.
Problemas em relacionamentos interpessoais
Dificuldades para se relacionar com pessoas no trabalho, em casa ou com amigos são uma das causas da depressão.
Perda de entes queridos
A perda de pessoas da família ou amigos próximos podem levar a um quadro de depressão. Neste sentido, é importante ficar atento para diferenciar a tristeza – sentimento comum neste tipo de situação – da depressão. Esta tem como características se prolongar por semanas, enquanto a tristeza é passageira, com duração menor de tempo.
Uso de substâncias psicoativas
O uso de substâncias psicoativas são uma das causas da depressão, pois elas causam alterações no cérebro, o que aumenta as chances de desenvolvimento da doença.
Doenças crônicas e condições médicas
Algumas doenças, como câncer e doenças cardiovasculares, podem levar a um quadro de depressão quando o indivíduo se depara com a realidade de ter que conviver com diversos sintomas, e muitas vezes fazer alterações bruscas em sua vida, assim como pela falta de perspectiva de futuro. Outras condições de saúde, como hipotireoidismo e traumas na cabeça também são possíveis causas da depressão, pois esses eventos podem levar a desequilíbrios na química do cérebro que geram sintomas depressivos.
Falta de suporte social e emocional
No decorrer da vida, é preciso contar com o apoio de amigos e familiares quando vivenciamos situações difíceis. Muitas vezes, quando não há esse suporte, o indivíduo pode estar em risco de desenvolver a doença.
Falta de exercícios físicos e má alimentação
O sedentarismo e uma dieta desbalanceada podem ser causas da depressão. Em relação aos exercícios, eles ajudam a aumentar a sensação de bem-estar pela liberação de hormônios e neurotransmissores, como a endorfina. Já uma dieta baseada em excesso de gorduras e de alimentos processados, sal, açúcar e com poucas frutas, verduras e legumes contribui para as chances de aparecimento da depressão.
Como a depressão pode ser tratada?
O tratamento da depressão é feito com o uso de medicamentos e psicoterapia e pode ser orientado por um psiquiatra ou psicólogo. Existem várias medicações que auxiliam no controle da doença e que não provocam vício ou euforia extrema.
Já a psicoterapia auxilia o paciente a entender a doença, seus gatilhos e assim saber como evitá-los e a lidar com eles. O psicoterapeuta fornece ferramentas para que o paciente se sinta preparado emocionalmente para conviver com a depressão sem perder sua qualidade de vida.
Na maioria das vezes, o tratamento é feito em associação com medicamentos e psicoterapia.
Conheça a Clínica Brain Center
O Brain Center é uma clínica de saúde e bem-estar que tem à frente a psiquiatra Bruna Rossi, especialista em saúde mental que foca no atendimento humanizado e na análise integral do indivíduo para propor o melhor tratamento.
Entre em contato com a Dra. Bruna Rossi.
Fontes: